O registro de um imóvel pode ser visto como a última etapa da compra e da transferência do bem para o seu nome. Logo, existem diversos passos que precisam ser concluídos para que todo o processo seja feito corretamente.
Confira quais são eles a seguir:
Cuidados na compra do imóvel
Antes de falarmos sobre como fazer o registro do imóvel, é importante lembrar um cuidado relevante ainda no processo de compra. Cabe ao comprador certificar-se de que não existem ônus e pendências relacionadas ao imóvel.
Conhecer o histórico da propriedade e checar, especialmente, a quitação do IPTU e de outras obrigações frequentes pode livrar você de muita dor de cabeça no futuro. Afinal, evita o risco de adquirir um bem que tenha problemas fiscais.
Documentos para o registro
Depois de conferir todos os aspectos relevantes e decidir pela aquisição do imóvel, o próximo passo será assinar o contrato de compra e venda. Então, é a etapa de registrar o contrato no cartório de notas e fazer a escritura pública.
Após os passos citados, você poderá levar todos os documentos ao respectivo cartório de registro para registrar o imóvel em seu nome. No fim, você terá a propriedade plena e legal do imóvel.
Alguns dos documentos solicitados pelos cartórios para realizar a escritura e o posterior registro do imóvel geralmente são:
– Certidões cíveis e criminais de órgãos municipais ou estaduais;
– Certidão da justiça do trabalho;
– Matrícula do imóvel;
– Certidão de ônus do imóvel;
– Certidão de Valor Venal;
– Cópia da guia do IPTU;
– Negativa de débitos do IPTU.
Ainda assim, você tem alguma dúvida sobre matrícula do imóvel ou precisa da ajuda de algum advogado?
Então, entre em contato conosco.