O que é a carteira de trabalho verde e amarela?

A carteira verde e amarela é destinada principalmente aos jovens trabalhadores e traz novas alterações para a CLT. Vale dizer que o Governo Federal editou a MP 905, de 11 de Novembro de 2019, instituindo o contrato de trabalho “Verde e Amarelo”, alterando a legislação trabalhista e previdenciária. Segundo o governo, o objetivo é gerar novos empregos para jovens, flexibilizando a contratação para as empresas.

O Ministro da Economia Paulo Guedes diz que a nova carteira de trabalho verde e amarela é uma resposta a um sistema previdenciário deficitário e criticou a legislação trabalhista baseada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para ele, os 46 milhões de brasileiros que estão na informalidade estão na informalidade por causa dos altos encargos trabalhistas e isso causa um rombo na Previdência, exigindo novas medidas para facilitar a contratação. E estes um dia ficarão velhos e precisarão se aposentar. Mas a conta não fecha: nem a da previdência e nem a do governo.

Aliada a ideia de carteira de trabalho verde e amarela estão as propostas de sistema de capitalização para a aposentadoria, que supostamente visa o crescimento econômico, mas não responde a determinadas questões sobre a progressão futura deste sistema.

Ainda assim, você tem alguma dúvida?
Entre em contato conosco.

fonte: https://www.oitchau.com.br