Qual a diferença entre Síndrome de Burnout e Síndrome Boreout?

Se por um lado o excesso de atividades pode levar à Síndrome de Burnout, por outro, a ociosidade e a desmotivação no trabalho podem acarretar o desenvolvimento da Síndrome de Boreout.

As duas condições afetam de maneira prejudicial a saúde de trabalhadores e trabalhadoras, podendo levar a quadros graves de ansiedade ou de depressão, além de estresse e esgotamento psicológico.

O que fazer?

Para evitar o adoecimento de seus profissionais, a empresa precisa estar comprometida com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e equilibrado e, na medida do possível, prestar apoio aos(às) empregados(as) que tiverem sua saúde física e mental afetada pela rotina laboral.

No plano individual, ter hábitos de vida saudável, como dormir bem, alimentar-se de forma saudável, praticar atividades físicas e reservar momentos para o lazer, ajuda a afastar o desenvolvimento dessas síndromes. É importante também que, ao menor sinal de estafa, ansiedade ou depressão, o(a) empregado(a) procure o serviço de apoio psicológico da empresa ou busque ajuda especializada.