Recebi um bem doado por um familiar, meu cônjuge tem direito?
Imagine que você recebeu uma doação de seus pais para adquirir um imóvel. Será que o seu cônjuge tem direito? Vamos conferir!
Se o regime de bens do casal for o da comunhão parcial de bens ou separação, os bens que são recebidos por doação ou herança, por exemplo, não se comunicam com o outro cônjuge. Ou seja, os bens recebidos por qualquer um do casal de forma gratuita, pertencem ao cônjuge que os recebeu individualmente e não são divididos com o parceiro. Ao contrário, se o regime for o da comunhão total de bens ou participação final nos aquestos, o cônjuge ou companheiro terá direito.
Entretanto, haverá comunhão em favor de ambos, caso o doador declare expressamente que o bem está beneficiando o casal.
Vamos relembrar os regimes de bens previstos em Lei
Comunhão total de bens – Todos os bens dos cônjuges ou companheiros, passados e futuros, se comunicam. Assim, tudo aquilo que o cônjuge ou companheiro adquirir, seja por esforço, seja por herança familiar, transfere-se, na metade, para o outro.
Comunhão parcial de bens – Somente os bens que os cônjuges ou companheiros adquirem durante o casamento se comunicam. Os bens advindos de herança familiar de cada um não se comunicam, são de propriedade particular do cônjuge ou companheiro que receber.
Separação de bens – Todos os bens, sejam os do passado anterior ao casamento e os adquiridos após o casamento, são de propriedade exclusiva do cônjuge ou companheiro que o adquirir.
Então, o que fazer?
Se você recebeu uma doação ou herança antes ou durante o casamento e não quer dividir com seu cônjuge ou companheiro em eventual separação, faça o seguinte: sempre que usar esse dinheiro para comprar qualquer bem e queira garantir a sua exclusividade, registre a origem do dinheiro. Por exemplo, ao comprar uma casa com o dinheiro recebido por doação, declare isso na escritura de compra e venda, buscando a presença do cônjuge ou companheiro para concordar com isso.
Ainda assim, você tem alguma dúvida?
Entre em contato conosco.
fonte: https://www.26notas.com.br/
Deixe um comentário